, ,

Superando dificuldades ao brincar: uma abordagem responsiva! (Autismo parte 3)

Continuando na linha da postagem anterior, ambas as abordagens (Son Rise e Inspirados pelo Autismo) colocam quatro áreas do desenvolvimento para serem trabalhadas, devido ao fato de serem as mais desafiadoras pelo EA. São elas que irão nortear as necessidades da criança e ajudar para que o Facilitador (terapeuta que o atende) e os pais estabeleçam uma meta.
As áreas são:

  • Contato Visual e Comunicação Não-Verbal: Contato Visual interativo; etc.
  • Comunicação: Vocabulário; Tamanho da Sentença; Habilidade de conversação; etc.
  • Período de Atenção Compartilhada: Duração; Frequência; Interação com Amigos; etc.
  • Flexibilidade: Participação; variação; Flexibilidade e Espontaneidade.

A partir desse preceito, no acolhimento que o terapeuta faz com o pai, precisarão então estabelecer qual estágio do desenvolvimento que a criança está, para então poder saber que tipos de brincadeiras se usarão. Os envolvidos com a criança precisarão elencar em qual estágio de desenvolvimento a criança se encontra, sendo dividido em cinco estágios do desenvolvimento, cada qual possuindo respectivas demandas de comportamento (será apresentado na tabela no final do post).

Por final, você precisa de entusiasmo e gostar da brincadeira que você irá escolher de acordo com os objetivos a serem atingidos. Numa próxima postagem, irei exemplificar com algumas brincadeiras que podem ser feitas em cada área do desenvolvimento.

Contato Visual & Comunicação Não-Verbal

Estágio 1

Estágio 2

Estágio 3

Estágio 4

Estágio 5

Função do Contato Visual

 

Olha para os outros para iniciar ou continuar uma interação

Faz contato visual para ter suas necessidades atendidas

Utiliza contato visual para chamar a atenção para objetos ou eventos de
seu interesse

Olha para manter a atenção dos outros

Olha para avaliar os sinais sociais oferecidos pela outra pessoa

Expressões Compartilhadas

 

Olha com breves episódios de expressão facial

Sorri ou dá gargalhadas durante uma interação

Imita algumas expressões faciais simples e exageradas

Demonstra espontaneamente uma variedade de expressões faciais

Responde adequadamente às expressões faciais dos outros

Comunicação Não-Verbal

 

Move os outros de forma física para conseguir o que quer

Faz gestos simples quando solicitada

Faz gestos simples espontaneamente

Utiliza gestos espontâneos para enfatizar/ilustrar a comunicação verbal

Compreende, utiliza e responde a sinais
sociais básicos

Comunicação Verbal

Estágio 1

Estágio 2

Estágio 3

Estágio 4

Estágio 5

Vocabulário / Conteúdo

 

Sons semelhantes
a palavras – 50 palavras isoladas

Frases
simples (combinações de 2 a 3 palavras)

Sentenças
simples (substantivo + verbo)

Sentenças
complexas (gramaticalmente corretas)

Sentenças
complexas combinadas

Elementos do Discurso

 

Substantivos

Verbos

Adjetivos

Preposições

Artigos

Conjunções

Pronomes

Uso fluente de todos

os elementos do discurso oral

Clareza

Parcialmente clara

Geralmente clara

Constantemente clara

Ciclos de Conversa

N/A

1 ciclo

2 ciclos

3-5 ciclos

6 ciclos ou mais

Conteúdo da Conversa

 

Solicitado
pelo outro

Espontaneamente
comunica o que quer e não quer

Faz
comentários simples

Faz comentários complexos

Faz comentários e perguntas reflexivas relacionados ao contexto

Faz /
responde a perguntas simples

Faz / responde a perguntas complexas

Espontaneamente constrói sentenças originais

Função da Comunicação Verbal

Para ter
necessidades atendidas

Para
iniciar ou continuar uma interação

Para compartilhar uma experiência

Para
compartilhar histórias relevantes à conversa

Para descobrir sobre as experiências internas de outros (pensamentos e
sentimentos)

Para buscar informações pessoais de outros dentro de uma conversa

Para compartilhar suas experiências internas (pensamentos e
sentimentos)

Período de Atenção Compartilhada / Interativa (atenção compartilhada /
interativ
a = inclusão de outra pessoa na atividade)

Estágio 1

Estágio 2

Estágio 3

Estágio 4

Estágio 5

Duração

Até 2
minutos

3-4 minutos
ou mais

5-9 minutos

10-20
minutos

Duração
adequada para a idade

(aproximadamente
3 a 5 minutos multiplicados pela idade da criança)

Freqüência

Até 3x /
hora

4x / hora

5x / hora
ou mais

Até 5x /
hora ou mais (duração de 10 minutos ou mais)

Continuamente
interativa

Tipos de Atividades

Interage em atividades físicas

Interage com uma pessoa em atividades simples que incluem objetos

 

Interage em brincadeiras simbólicas (que utilizam imaginação)

 

Interage em atividades que utilizam imaginação para representar papéis

Interage em diversos tipos de atividades

 

 

 

 

 

 

 

Flexibilidade

Estágio 1

Estágio 2

Estágio 3

Estágio 4

Estágio 5

Flexibilidade

Permite que você a auxilie dentro das atividades interativas e
repetitivas escolhidas por ela

Permite variações periféricas nas atividades interativas
rígidas/repetitivas escolhidas por ela

Permite variações centrais nas atividades interativas
rígidas/repetitivas escolhidas por ela

Flexível
dentro da atividade escolhida por ela

Flexível
dentro de diversos tipos de atividades

Participa
fisicamente da interação

Demonstra interesse
pela atividade dos outros

Permite
variações dentro da atividade escolhida por outro

Espontânea
dentro de diversos tipos de atividades

Participa
verbalmente da interação

Divide
tempo interativo entre a sua atividade e a atividade do outro

Lidando com Estímulos Sensoriais

Responde calmamente a ambientes que oferecem alto grau de suporte

Lida fácil e calmamente com limites impostos dentro de um ambiente com
alto grau de suporte

Interage facilmente em um ambiente com grau médio de suporte

Com ajuda, consegue lidar com a exposição a diferentes estímulos
sensoriais em ambientes típicos e apropriados para a idade

Lida fácil e calmamente com quase todas as transições para novos
ambientes e situações não estruturadas

Obs: Para adquirir qualquer habilidade relativa à flexibilidade em cada estágio, a criança deve também apresentar período de atenção compartilhada no mesmo estágio ou acima, tanto para “duração” como “ freqüência”.

A tabela abaixo sobre Choro / Birra / Choramingo não segue os Estágios 1-5. Utilize a tabela para acompanhar as comunicações da criança através de choro, birra e choramingo com o objetivo de ajudá-la a progredir para a comunicação verbal.

Comunicações através de Choro / Birra /Choramingo

Frequência

Mais que 4x / hora

1-4x / hora

Menos que
1x / hora

3-4x / dia

Menos que 3 x /dia

Comunica-se verbalmente e/ou com gestos claros e calmos

Duração

Mais que 1 hora

30-60 min.

10-30 min.

5-10 min.

1-5 min.

Menos que 1 min.

Qualidade

Grita; Atira objetos; Bate a cabeça; Bate em si mesma e nos outros;
etc.

Grita

Chora

Chora/ Choraminga

Choraminga

Leia os artigos anteriores:
Superando dificuldades ao brincar: uma abordagem responsiva! (Autismo parte 1)
Superando dificuldades ao brincar: uma abordagem responsiva! (Autismo parte 2)

 

leu garcia
By Leonardo Garcia
Hipnólogo e Psicólogo formado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.