, , ,

Pare de Gaguejar com a ajuda da Hipnose

Introdução

Euentendo que deve ser muito angustiante quando alguém tenta falar e as palavras não fluem facilmente. Embaraçoso, talvez. Faz com que determinadas situações sociais e profissionais sejam muito mais estressantes do que já são. Às vezes, essas pessoas preferem não falar nada, perdendo ótimas oportunidades.

A tartamudez é um tipo de distúrbio que interrompe o fluxo normal da fala, ou seja, as pessoas com gagueira sabem exatamente o que eles querem dizer, mas tem dificuldade para achar e pronunciar as palavras. Isto pode derrubar a autoestima, diminuir a autoconfiança e, até mesmo, levar a ansiedade para níveis altíssimos.

A gagueira pode ser comum entre crianças e pré-adolescentes e se resolver naturalmente. Mas, em alguns casos, ela chega até a fase adulta. Curiosamente, a gagueira também pode começar na idade adulta e normalmente é agravada pelo estresse e ansiedade. A hipnoterapia pode ser uma ferramenta muito útil, reduzindo o estresse e a ansiedade, mas o tratamento com hipnose não para por aqui. Quer saber mais?

O que causa esse distúrbio?

Acausa da gagueira é complexa e variada. Os especialistas acreditam que há uma combinação de fatores, incluindo:

  • Genética: Pesquisas mostram que 60% ​​das pessoas com gagueira tem um membro da família que também gagueja;
  • Velocidade da fala: Se a pessoa fala muito rápido, é propensa a desenvolver a gagueira;
  • Diferenças no processamento cerebral: Estudos têm demonstrado que os gagos processam a linguagem em áreas diferentes do cérebro.

Estima-se que um por cento dos adultos são gagos e os homens são quatro vezes mais susceptíveis do que as mulheres.

Gagueira em crianças

Entre dois e cinco anos, a gagueira é normal. Eles estão aprendendo a falar e podem gaguejar de vez em quando. Pode durar semanas ou meses, mas em alguns, pode durar mais tempo.

Se a gagueira é frequente e parece piorar, talvez valha a pena levar a criança a um fonoaudiólogo. Se a criança atingir a idade escolar com a gagueira, elas terão ciência que tem problemas na fala e isso pode aumentar sua ansiedade e até resultar em bullying. Só agravaria a situação.

Gagueira em adultos

Sea gagueira continuar (ou começar) na fase adulta, pode levar ao estresse, ansiedade e baixa autoestima. Deve-se procurar ajuda profissional para resolver o problema, o mais rápido possível.

Hipnoterapia para a gagueira

Inicialmente, recomenda-se uma consulta com um fonoaudiólogo. Ele vai ajudar a investigar causas físicas para o distúrbio. A hipnose clínica é muito útil no tratamento, abordando os seguintes pontos:

Ansiedade

Quando as pessoas se tornam conscientes da gagueira, aumentam muito a sua ansiedade, pois acreditam que gaguejar é “errado” e tem vergonha disso. A Hipnoterapia pode ajudar a diminuir a ansiedade, principalmente àquela que aparece no momento que antecede a fala. Quando essa preocupação exagerada é diminuída, a gagueira diminui bastante.

Baixa autoestima

Um“efeito colateral” comum na gagueira é a baixa autoestima. Isso pode ocorrer devido ao bullying na infância. A hipnoterapia pode ajudar nisso, ressignificando e/ou dessensibilizando esses eventos passados.

Estresse

Amaioria das pessoas pioram a gagueira quando estão estressadas. A hipnoterapia é eficaz no tratamento do estresse e pode ajudar muito. O estado hipnótico já é muito relaxante e, combinado com técnicas de auto-hipnose, podem ajudar a reduzir o estresse e, consequentemente, a gagueira.

Gatilhos

Para algumas pessoas, a gagueira é desencadeada por alguma situação, ambiente ou mesmo uma pessoa. Se este for o caso, a hipnose pode remover esses gatilhos. Por exemplo, em vez de se sentir ansioso sobre uma situação, o hipnoterapeuta poderia mudar essas reações para que o cliente se sinta confiante e relaxado.

Se você é gago, entre em contato com um hipnoterapeuta de sua confiança. A gagueira não tem graça, tem tratamento.

O mundo trata melhor quem se comunica bem. Acredite!

 


By Waldiney Soares
Hipnoterapeuta, Palestrante, Professor de Hipnose, Psicanalista Clínico, Practitioner em PNL, Diretor do Instituto FreeLife