, ,

Auto-Hipnose e uma Nova Perspectiva para os Estudos

Muitas pessoas não apresentam um bom desempenho em provas e concursos devido ao alto nível de ansiedade, fator causador do famoso “branco”.

Uma das maneiras para melhor controlar essa ansiedade seria ter um bom preparo anterior à prova, e caso ela seja exacerbada, poderá ser indicado a realização de psicoterapia e/ou uso de medicamentos. Uma outra alternativa e pouco explorada é o uso da auto-hipnose, que promove um estado de relaxamento auxiliando significativamente no controle da ansiedade, além de aumentar a capacidade de concentração, assimilação, memória e automotivação.

Apesar da auto-hipnose não ser um estado tão simples de ser atingido “conscientemente”, com a prática, é possível alcançar esse estado de maneira cada vez mais rápida.

Esta ferramenta possibilita programar certas ações para trazer uma melhor qualidade de vida e assim auxiliar na diminuição da ansiedade, entre outros benefícios.

A associação da auto-hipnose, psicoterapia e se necessário a medicação, pode tornar o processo muito mais eficaz, do que uso de apenas uma alternativa. Porém, isso não basta, é necessário traçar metas e ter uma postura diante do objetivo almejado para que ele seja alcançado.

Encarar os estudos de uma forma diferenciada também é muito importante. Comparar o “estudante” com um “esportista”, metaforicamente, pode ser uma alternativa, já que este é um profissional que se prepara de diversas formas para a realização das provas exigidas e por fim, o alcance de suas metas.

Cada atleta possui pontos fortes que são reforçados, porém também possui pontos fracos, os quais o treinador precisa focar.

Infelizmente, muitos de nós estudantes não possuímos um treinador para nos observar e indicar quais pontos poderíamos melhorar. Posto isso, devemos então nos encarar como treinadores de nós mesmos, e então sermos autocríticos conosco, mas de uma maneira positiva. Após identificar os pontos a serem trabalhados procure estuda-los mais. Comece sua rotina de estudos pelos mesmos, já que você usa mais de sua energia no começo para depois “descansar” em algo que tem mais facilidade, sendo praticamente uma revisão de seu conteúdo. Coloquei o descansar entre aspas, pois utilizei um termo que eu sei que não convém, já que estudar não significa descansar para muitos, mas procure transformar o estudo em uma prática prazerosa, um hábito.

Assim como o atleta que possui uma rotina de treinos, o estudante deve fazer o mesmo, por isso de ‘transformar em hábito”. Sendo assim, monte você mesmo a sua rotina, e seja honesto consigo mesmo, não coloque um absurdo de horas por dia, pois assim o estudo realmente será desgastante. É só pensar que quando o atleta irá realizar um novo treino, o mesmo não começa da maneira mais desgastante, pois assim irá lesionar-se e terá que ficar um tempo em repouso, perdendo muito de seus esforços. Portanto, monte uma rotina inicial que seja amistosa para você, e como faz o atleta, cumpra-a! Dessa maneira, o hábito de estudar é adquirido, podendo até tornar-se prazeroso.

Outro ponto a destacar, é a respeito de que o esportista possui seu local de treino, sendo assim, o estudante deve fazer o mesmo para que possa otimizar melhor sua prática. Deve estar com os “equipamentos” a postos para que não precise “fugir” de seu treino, pois assim torna mais fácil a procrastinação. Como possui um local específico para realizar sua prática, nota-se que o atleta mantém um foco muito grande em seu exercício, e percebe-se que o mesmo não busca distrações, ou seja, não fica conectado nas redes sociais para o seu treino, já que dessa maneira há uma diminuição em seu rendimento. Faça o mesmo quando estiver estudando.

Durante a competição, o competidor precisa estar descansado, e por isso não realiza treinos que o deixarão com o corpo em más condições. Entenda que o cérebro também é um músculo, e por isso precisa estar relaxado para que execute bem suas provas. Para isso, quando estiver em véspera de sua “competição”, não procure estudar conteúdos novos, pois dessa maneira acontecerão (no mínimo) duas coisas: você irá se desgastar mais, ficando cansado; poder-se-á frustrar com um conteúdo difícil, o que irá lhe desmotivar e trazer pensamentos negativos de incapacidade.

Pensamentos negativos são os que nos sabotam na hora da execução, trazendo a tona todos os nossos problemas, sentimentos de invalidez, de medo, desespero, entre outros. Mantenha-se distante deles, na hora da prova, pense em apenas executá-la, em vez de pensar no resultado final. Note que você está competindo apenas consigo mesmo, e que a concorrência não importa, pois o foco deve ser em sua vaga, não nas que os demais poderão pegar. Portanto, não espante com a concorrência, foque apenas no quanto você precisa tirar na prova quando estiver estudando, e então estabeleça isso como meta.

O bom atleta prepara-se para o seu local de prova, procurando saber o percurso que irá passar, o tempo de prova e em qual momento precisa alcançar. Isso vale para você, então estude pelas avaliações passadas, cronometre o tempo o qual realiza a prova e procure se organizar, para que o tempo não seja seu inimigo e sim o que te ajude no momento.

Faça as questões que você tem mais facilidade, pois assim lhe trará boas sensações de capacidade, e quando chegar uma questão difícil, pule-a, deixando-a para o final, o importante é garantir aquilo que você realmente sabe! Se você tiver um bom preparo para suas tarefas, a ansiedade que lhe atrapalha manter-se-á distante. Seria o mesmo processo que o atleta faz de buscar as provas iniciais que são mais fáceis para ele, pois assim não se depara com algo que possa lhe desmotivar e então perder sua força de vontade logo de começo.

Portanto, acredito que a lição que fica para o cuidado com ansiedade seria o preparo… O atleta que ganha uma prova é aquele que passou por muitos treinamentos, se preparando para a competição, e assim, vale para uma prova ou concurso. Sempre há a necessidade do aperfeiçoamento pessoal para enfrentar novas provas em nossa vida.

Com disciplina e esta nova perspectiva de encarar os estudos aliadas ao uso da auto-hipnose, você certamente se sentirá mais seguro e confiante, facilitando o alcance de suas metas.

leu garcia
By Leonardo Garcia
Hipnólogo e Psicólogo formado pela Universidade Estadual de Maringá.